Anúncios incluem buscas com respostas em IA e traduções em tempo real no Google Meet, além de recursos para realizar chamadas em 3D e gerar vídeos com estilo cinematográfico. Buscador com IA, videochamada em 3D: as novidades em inteligência artificial do Google
O Google realizou nesta semana o Google I/O 2025, seu evento para desenvolvedores em Mountain View, na Califórnia. A conferência mostrou como a empresa continua apostando forte na integração de inteligência artificial em seus serviços.
Entre os anúncios, estão um modo de IA na busca, avanços no assistente Gemini e até chamadas de vídeo com experiência em 3D. A empresa também revelou novidades em geração de vídeos com IA e na sua plataforma para realidade estendida.
O g1 acompanhou o evento presencialmente e reuniu os principais destaques da conferência. Confira abaixo.
Modo IA na busca
Batizado de AI Mode, o novo recurso deixa o buscador parecido com Gemini e ChatGPT ao criar um resumo de texto como resposta de uma busca, em vez de mostrar uma lista de links.
Ele aparece como uma aba ao lado de Imagens, Vídeos e Notícias no topo da busca, mas, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos.
O Google também anunciou o Search Live, que permite interagir em tempo real com a busca. É possível, por exemplo, apontar a câmera para uma bicicleta desmontada e perguntar onde cada peça se encaixa.
Google AI Mode, versão repaginada da buscador do Google com foco em inteligência artificial
Divulgação/Google
Chamadas de vídeo imersivas
O Google anunciou uma solução que oferece experiências 3D em chamadas de vídeo, dando a sensação de que a outra pessoa está no mesmo ambiente que você.
A novidade, batizada de Google Beam, usa um sistema do Google e depende de seis câmeras, inteligência artificial e a tela especial lightfield para dar sensação de profundidade. O aparelho será produzido por parceiros como a HP e chegará ao mercado ainda este ano.
Com IA, nova plataforma do Google simula presença física em reuniões on-line
Divulgação/Google
Tradução em tempo real
O Google Meet vai ganhar tradução de fala em tempo real. Segundo a empresa, o recurso mantém tom de voz, entonação e funciona com baixa latência, isto é, não deve um grande atraso entre o que é dito e o que é traduzido.
Ele está disponível em inglês e espanhol para assinantes dos planos AI Pro e Ultra, com mais idiomas chegando em breve. Em 2025, começa a ser liberado também para usuários do Workspace.
Tradução em tempo real no Google Meet com o Google Beam
Reprodução/Google

Gemini
O Gemini Live agora usa funções do projeto Astra, que descreve em tempo real o que é capturado pela câmera do celular. O recurso já está disponível para Android e começou a ser liberada para o iPhone.
Outra novidade é o Modo Agente, em que a IA realiza ações em vez de somente gerar conteúdo. No exemplo citado pelo Google, uma pessoa em busca de uma casa para comprar, pode pedir para o agente listar opções, ajustar filtros e até marcar visitas. A opção será liberada em breve para assinantes do Gemini.
Respostas inteligentes no Gmail
O Gmail será capaz de criar respostas inteligentes com IA, mantendo o tom de suas mensagens anteriores e usando e-mails antigos e arquivos do Drive como base. A novidade será liberada para assinantes ainda este ano.
Nos próximos meses, o serviço também ganhará recursos automatizados. Com isso, será possível pedir para o Gemini apagar ou arquivar e-mails que você não precisa mais, por exemplo.
Vídeos e fotos gerados por IA
O Google apresentou o Flow, ferramenta que permite criar vídeos cinematográficos a partir de descrições de texto. Por enquanto disponível apenas nos EUA, ela combina os modelos Veo, Imagen e Gemini para gerar cenas, personagens e cenários com consistência visual.
A empresa também atualizou seus modelos de IA para gerar vídeos e fotos. O Veo 3 agora gera vídeos com áudios, como diálogos e ruídos de ambiente, e o Imagen 4 ficou melhor em detalhes visuais.
Google lança ferramenta que transforma texto em vídeo cinematográfico

Óculos com Android XR
O Google deu mais detalhes sobre o Android XR, sistema feito para óculos e headsets de realidade estendida, criado em parceria com a Samsung e a Qualcomm. Ele mistura realidade aumentada, virtual e IA.
O g1 testou o protótipo de um óculos com Android XR. O dispositivo tem câmera e sensores que entendem o ambiente e exibem informações na tela, como mapas, traduções e mensagens. O lançamento está previsto para 2026.
Android XR: g1 testa novo sistema operacional para óculos de realidade virtual e headsets
g1 testa o Waymo, o carro autônomo do Google, nos Estados Unidos

Saiba mais!

Hackers chineses e erros de usuários acendem alerta de crise de segurança cibernética nos EUA

Grupos ligados a serviços de inteligência da China têm mirado os celulares de membros de áreas estratégicas da Casa Branca. Invasão sofisticada de aparelhos acontece mesmo sem que usuários acessem

Macacos poderiam falar como os humanos. Então, por que não falam?

Traços do comportamento humano podem ser encontrados de diferentes maneiras no macaco. Ele é capaz, por exemplo, de escolher amizades com base em afinidades, revoltar-se quando é vítima de uma

Grupo apoiado pela Rússia invadiu redes da polícia e da Otan, dizem autoridades

AMSTERDÃ (Reuters) – Um grupo russo de hackers, até então desconhecido, esteve por trás de ataques no ano passado às redes da polícia holandesa, da Otan e de vários países