Meta, dona do app, revisa anualmente os sistemas operacionais que suportam o serviço, mas não divulga a lista dos aparelhos onde ele deixará de funcionar. Veja como saber se o seu celular pode perder o suporte. Whatsapp deixa de funcionar em iPhones antigos
De tempos em tempos, o WhatsApp faz revisões dos sistemas que serão compatíveis com o seu serviço. A medida faz com que o app de mensagens deixe de funcionar em alguns aparelhos antigos.
Isso porque a Meta, dona do WhatsApp, prioriza uma lista de versões mais recentes de sistemas operacionais e que tenham mais usuários.
A última atualização do tipo aconteceu no início de maio, quando o WhatsApp deixou de funcionar em iPhones antigos e passou a suportar apenas modelos que rodem com o sistema operacional iOS 15.1 ou mais recente.
Embora essas mudanças possam assustar alguns usuários, a empresa diz que a suspensão do suporte para o app não acontece “do nada”. Qualquer mudança é informada com antecedência, para ajudar as pessoas afetadas a não perderem acesso ao aplicativo.
Mas a Meta não divulga uma lista oficial dos aparelhos que deixarão de suportar o app de mensagens. O que ela informa é com quais sistemas ele é compatível.
O Google, criador do sistema Android, o mais popular no mundo, e a Apple, responsável pelo iOS, que roda nos iPhones, costumam lançar uma nova versão todo ano, que é disponibilizada para modelos mais recentes. E mantêm, por algum tempo, versões anteriores, que atendem a aparelhos que não são tão novos.
Atualmente, o WhatsApp é compatível com os sistemas:
Android versão 5.0 e posterior
iOS versão 15.1 e posterior
Leia também:
Por que a nova IA do Google virou a queridinha dos vídeos bizarros
Microsoft diz que criou IA quatro vezes melhor que médicos
Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi.
REUTERS/Thomas White
Como verificar o sistema operacional do seu celular
🤖 No Android, siga este passo a passo (os termos podem ter algumas mudanças conforme a marca):
Clique no ícone de “Configurações” do celular;
Em seguida, toque em “Sobre o dispositivo” e, depois, “Versão do Android”;
Por fim, verifique a “Versão do Android”.
🍎 No iPhone (iOS), siga este passo a passo:
Toque no ícone “Ajustes”;
Depois, clique em “Geral” e “Atualização de Software”;
Em seguida, verifique a última versão instalada.
Por que celulares antigos perdem suporte?
O WhatsApp deixa de oferecer suporte para softwares mais antigos e com menos usuários porque, segundo a Meta, eles podem não abranger as atualizações de segurança mais recentes do aplicativo ou não incluir funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp.
Celular antigo ou com defeito? Saiba se é hora de trocar de aparelho
No caso dos iPhones, o WhatsApp terá suporte em aparelhos que estão, pelo menos, na versão 15.1 do iOS, que não é a mais nova (a mais recente, atualmente, é a iOS 18.5, que ficou disponível em maio deste ano para iPhone XS e posteriores).
O iOS 15 é compatível com celulares da Apple entre o iPhone 6s e o iPhone 13. Assim, o WhatsApp é compatível com os modelos neste grupo e todos os outros lançados pela marca desde então.
Como saberei quando meu celular não for mais compatível?
A lista de versões de sistemas operacionais que são compatíveis com o WhatsApp é mantida na Central de Ajuda do app e atualizada anualmente.
A Meta diz ainda que, antes de deixar de oferecer suporte para um sistema operacional, exibirá uma notificação no WhatsApp.
“Também exibiremos alguns lembretes solicitando que você atualize o sistema”, informa o app.
Windows decreta fim da temida ‘tela azul’; veja como será nova versão

Saiba mais!

Responsabilização das redes: casos que motivaram julgamento do STF envolvem até Orkut

Supremo formou maioria pela definição de que redes sociais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo postado por usuários. STF forma maioria para responsabilizar redes sociais por conteúdos de usuários O Supremo

Microsoft aposenta ‘tela azul da morte’ após 40 anos e mostra nova versão

É o fim de uma era. A Microsoft vai aposentar sua tradicional tela de erro azul. No lugar, o Windows 11 terá uma versão preta.