Segundo a empresa de pesquisa Nexus, publicações sobre o tema foram vistas 240 milhões de vezes e tiveram 9,1 milhões de curtidas. Donald Trump foi o mais citado na rede social. Menções contra tarifaço são maioria no X, diz levantamento
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi o assunto mais comentado do X, segundo levantamento da empresa de pesquisa Nexus.
O relatório aponta que expressões como “Respeita o Brasil” e “Brasil soberano” ficaram em alta na rede social. E que postagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaram entre as mais compartilhadas sobre o tema na plataforma.
Publicações sobre a tarifa foram vistas 240 milhões de vezes e tiveram 9,1 milhões de curtidas em um período de 24 horas até as 9h15 desta quinta-feira (10).
No período, Trump apareceu como termo mais comentado e foi citado 36,5 milhões de vezes no X. Em seguida, ficou “Respeita o Brasil”, com 1,99 milhão de menções.
O volume de menções é maior do que em dias normais e aponta que a medida adotada por Trump “mobilizou um sentimento nacionalista nas redes sociais”, afirmou o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.
“No X, as hashtags em defesa do Brasil são muito mais mencionadas do que aquelas críticas ao governo brasileiro”, disse.
Trump fala em relação ‘injusta’, mas Brasil compra mais que vende dos EUA; veja números
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece em 3º lugar entre os principais assuntos da rede social. Na 4ª posição, está “chega de ditadura”, usado principalmente por críticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre usuários alinhados ao governo, destacam-se termos como “Brasil soberano”, “traidores da pátria, “estamos com Lula” e “o Brasil é dos brasileiros”.
Já entre usuários críticos ao governo, aparecem termos como “Obrigado Trump”, “#ImpeachmentDoLulaJá” e “culpa do Lula”.
Após o anúncio de Trump, brasileiros invadiram o perfil de Trump no Instagram com comentários em defesa do Brasil. Após a enxurrada de críticas, Trump restringiu os comentários em suas postagens.

Saiba mais!

Cientistas criam ‘arca de Noé’ para microrganismos ameaçados de extinção

Pesquisadores de vários países estão criando uma espécie de “arca de Noé” para salvar microrganismos importantes para a saúde humana e do planeta. O projeto, chamado Microbiota Vault, quer preservar

Quem vai vencer a corrida para desenvolver um robô humanoide?

Robôs humanoides estão atraindo muitos investimentos, num mercado bilionário disputado por China, Estados Unidos e Europa. Robôs humanoides estão atraindo muitos investimentos, num mercado bilionário disputado por China, Estados Unidos

OpenAI negocia com Microsoft novo financiamento e futuro IPO, diz FT

(Reuters) – A OpenAI e a Microsoft estão reescrevendo os termos de sua parceria multibilionária em uma negociação de alto risco, projetada para permitir que o criador do ChatGPT lance