Agência de aviação norte-americana diz que aumento nas operações não deve causar impacto ambiental significativo na região. Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, acompanhou lançamento da Starship junto com o bilionário Elon Musk, na base aérea da SpaceX
Brandon Bell/Pool via AP
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) autorizou a SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, a aumentar o número de lançamentos da nave Starship no estado do Texas.
Segundo a FAA — órgão equivalente à Anac no Brasil —, a proposta da SpaceX para ampliar a frequência anual de lançamentos não deve causar impactos ambientais significativos na região, o que permitiu a aprovação da expansão.
Segundo a agência de notícias Reuters, a autorização permite que a empresa de Musk realize ao menos 25 lançamentos da Starship por ano. Antes disso, a SpaceX tinha permissão para fazer apenas 5 lançamentos anuais, de acordo com o jornal The New York Times.
Vale lembrar que, no sábado (3), a sede da SpaceX no sul do Texas se tornou oficialmente uma cidade, com um nome galáctico: Starbase.
A mudança foi aprovada por ampla maioria dos poucos eleitores da região, que são, em sua maioria, funcionários da empresa. O resultado da votação foi de 212 votos a favor e 6 contrários, segundo o Departamento Eleitoral do Condado de Cameron, onde fica a nova cidade.
Fechamento de praia e parque
Starship deve ser lançada nesta quinta
Reprodução
A cidade, no extremo sul do Texas, perto da fronteira com o México, possui cerca de 3,9 quilômetros quadrados. Ela é cortada por algumas estradas e povoada por trailers e casas modestas.
De forma geral, a SpaceX atraiu grande apoio de autoridades locais pela geração de empregos e investimentos na área.
Mas a criação de uma cidade oficial para a empresa também levantou preocupações sobre uma expansão do controle pessoal de Musk sobre a área, incluindo o poder de fechar uma praia e um parque estadual nos horários de lançamento dos foguetes.
Os lançamentos de foguetes e testes de motores da SpaceX, e até mesmo a movimentação de equipamentos ao redor da base, exigem o fechamento de uma rodovia e o acesso ao Parque Estadual de Boca Chica e à praia de Boca Chica.
Os executivos da SpaceX não explicaram exatamente por que desejam uma cidade empresarial e não responderam aos pedidos de comentários feitos pela agência de notícias Associated Press.
“Precisamos da capacidade de expandir a Starbase enquanto comunidade”, escreveu a gerente-geral da Starbase, Kathryn Lueders, às autoridades locais ao solicitar a votação sobre a questão municipal, em 2024.
A carta afirmava que a empresa já administra estradas e serviços públicos, além de fornecer “educação e assistência médica” para os moradores.
SpaceX faz 8º voo da Starship, recupera foguete, mas perde contato com a nave
Space X lança primeira tripulação de humanos à órbita polar
Katy Perry no espaço: Blue Origin divulga imagem da tripulação no espaço
SpaceX, de Musk, recebe aval dos EUA para aumentar número de lançamentos da nave Starship no Texas
Saiba mais!
Google identifica novo malware vinculado a grupo de hackers da Rússia
(Reuters) – O Google, da Alphabet, disse nesta quarta-feira que identificou um novo malware chamado “LOSTKEYS”, vinculado ao grupo de hackers russo Cold River, que é capaz de roubar arquivos
EUA querem que Google venda plataformas de anúncio para encerrar monopólio; empresa contesta
Departamento de Justiça dos Estados Unidos propôs que o Google se desfaça das plataformas AdX e DFP, mas a empresa discordou. Juiz federal concluiu, em abril, que a empresa domina
Como acessar uma página da internet que saiu do ar?
Para realizar uma verdadeira viagem do tempo na internet, uma boa dica é acessar a WayBack Machine, uma ferramenta do Internet Archive. Trata-se de um serviço que funciona como museu